domingo, 1 de maio de 2011

A ESCOLA DOMINICAL EM FOCO! (mensagem da pasta entregue no encontro de professores - 28/ 02/ 2011)

        O segredo de uma escola dominical dinâmica e eficaz depende de vários atores, do aluno, do professor, do secretário, do tesoureiro, da coordenação, do superintendente e do pastor, ou seja, todos devem estar incumbidos no mesmo propósito: a promoção da educação cristã com amor e qualidade para todas as pessoas que dela fazem parte.
       A escola dominical precisa passar por um processo constante de revitalização. Tornar a escola dominical dinâmica, criativa, bíblica e funcional é fundamental para o seu aprimoramento e crescimento.
 Todos os envolvidos no trabalho da EBD devem se empenhar com esmero em prol do vigor e da saúde da escola dominical através da motivação de seus alunos. Evite a rotina, a monotonia e aquela mesmice insuportável. As aulas da escola dominical devem ser planejadas e prazerosas. Da criança ao adulto que levantam cedo para ir à igreja nas manhãs de domingo. As aulas devem ser algo que valha a pena por causa do conteúdo e didática do ensino e (por que não?) por causa do agradável local de estudo.
Os propósitos do pastor para a escola dominical deverão ser permanentes e bem definidos.Esperamos que este encontro de professores que ora realizamos seja um fortalecimento espiritual para as nossas vidas e possa nos motivar mais ainda para a seara do mestre! Olhe com carinho para tudo isso e Deus, certamente, o recompensará.
Agradecemos a Deus por esta grandiosa equipe que tem sustentado este departamento tão importante para a igreja e para DEUS. Que DEUS seja louvado e glorificado em nossas vidas pelo trabalho que prestamos ao seu povo!!!
 
Simone e Joaquim

Primeiro Encontro de Professores da Escola Bíblica Dominical!

O primeiro "Encontro de Professores da EBD"  foi realizado no dia 28 de fevereiro de 2011, às 19 horas na igreja sede no Espaço Bom Samaritano (este encontro inaugurou este espaço). O evento objetivou o melhor andamento do trabalho em todos os seus segmentos. Professores da sede e das congregações participaram e podemos dizer que foi um sucesso!
A Mara, Vanian e a Luanda recepcionaram  os participantes com abraços fraternais de boas vindas, colocarndo o crachá e entregando a pasta com o material (mensagem, bloco, caneta, lápis, borracha) para cada um.
A Simone (coordenadora pedagógica) e o Joaquim (superintendente) iniciaram o encontro  com boas vindas e oração. O Kelvis fez um momento de louvor enquanto a Vanian e a Luanda entregaram uma lembrancinhas.
A Simone leu uma linda Mensagem em slide onde refletiu sobre a importância do amor a Obra do Senhor! Em seguida apresentou a pauta do evento. A Cinthia (professora da classe de jovens ministrou a  Palestra com o tema:  “Motivação” a qual fez dinâmicas interessantes em que a equipe participou animadamente.
A professora Fátima Brandão da Congregação também falou sobre o Histórico da EBD. Foi muito importante relembrar a história. Percebeu-se que muitos ainda não a conheciam. Prosseguindo, a Simone abordou sobre a importância da EBD na igreja e ainda apresentou a estrutura da EBD na sede visando auxiliar também as congregações que estão iniciando este trabalho em suas igrejas.
Deu Informes gerais sobre o seu funcionamento e também sobre o VI Congresso que está marcado para os dias 25 e 26 de junho de 2011.
A Edina (coordenadora pedagógica) falou de forma sucinta refente ao Planejamento e Estratégias de uma Boa Aula para todas as classes (crianças, adolescentes, jovens e adultos).
No segundo momento o Kelvis conduziu a Homenagem às participantes mulheres pelo seu dia (08/ 03/ 2011). Cantou uma música especial com letra e autoria própria, fez sorteio de brindes, cantou os parabéns . O Joaquim também deu uma palavra especial e fez uma oração e o Hugo (professor da classe de adolescentes) entregou as lembrancinhas.
Encerrou o encontro com uma oração e um delicioso lanche (salade de frutas com sorvete e cobertura de leite condensado).
Percebeu-se que foi atingido o objetivo proposto, pois houve uma participação significativa na socialização dos assuntos supramencionados.

Os Mandamentos do "Amigo Anjo"!!!

“AMIGO ANJO"
Esta brincadeira séria é uma forma alegre e animada que encontramos para deixar a equipe da EBD forte, unida e animada.
Portanto, obedeça na íntegra os mandamentos do “Amigo Anjo” e contribua para o sucesso desta ação.

Mandamentos
o        Orar diariamente por ele;
o        Homenageá-lo na EBD na data do seu aniversário (no domingo mais próximo do aniversário);
o        Ser atencioso, preocupando-se com o seu bem estar;
o        Utilizar o ambiente de correspondência criado pela EBD para agradá-lo com mensagens e recadinhos do coração;
o        Visitá-lo ao menos de vez em quando.

Amigos e irmãos são como pérolas, precisam ser eternamente cultivadas!

Seja um amigo anjo inesquecível!

Homenagem para a Vanian - Parabéns pra você!!!

Dessa vez a homenagem foi para a nossa secretária Vanian e quem fez a festa foi a coordenadora pedagógica Edina Martins. O seu aniversário foi no dia 26 de março! Quanta surpresa e alegria!!!






Homenagens especiais do "Amigo Anjo"!!!

O "Amigo Anjo " é uma brincadeira séria que encontramos para homenagear os aniversariantes da equipe da EBD em 2011. Cada um tira o seu amigo anjo secreto e no dia do seu aniversário ele faz uma homenagem surpresa para ele na escola domical.
Para participar precisa observar os dez mandamentos do "Amigo Anjo " que são recomendações de cuidados especiais o ano ineiro.
As homenagens estão acontecendo e estão magníficas!!! É uma alegria e uma grande surpresa quando recebemos as surpresas no dia do nosso aniversário... muitas outras coisinhas mais!

Veja a homengem que a Cinthia (professora de Jovens) fez para a Francisca da classe de crianças! (15/ 02/ 2011) Muita animação e alegria!!




E a Simone (coordenadora pedagógica) fazendo a homenagem no mesmo dia a pedido da Cleudivânia para Edina, mãe da Edinéia ex-secretária da EBD, pois precisou se mudar para o município de Araguaína - TO (09/ 02/ 2011)
 Que saudades de você, Edinéia...



Mensagem especial de boas vindas lida na primeira EBD DE 2011 pela coordenadora pedagógica Simone Alencar!!!

Uma mensagem especial para você!

A equipe da Escola Bíblica Dominical se alegra em iniciar mais um ano certamente de grandes vitórias porque DEUS estará conosco em cada momento de nossas vidas nos dando a força que precisaremos para continuarmos de cabeça erguida fazendo este trabalho que nos foi confiado.
Neste momento agradecemos a DEUS pelas bênçãos incontáveis!
Pelo ano que terminou,
Por todos os estudos bíblicos ensinados,
Pela aprendizagem da Palavra de Deus,
Pelo trabalho incansável dos professores de classe e comentaristas,
Pelos alunos dedicados,
Pelas festas de aniversários,
Pelo 5º Congresso da EBD realizado,
Por todos os colaboradores,
Pelo apoio do Pr. Elias e sua família.
2011 chegou para reacender em nossos corações a chama do amor fraternal, reiniciar novos projetos após um balanço de vida e primar pela melhor parte, a Palavra de Deus como âncora de nossas vidas.
Sempre que olhamos com os olhos do "coração" e com um sorriso nos lábios manifestamos o Amor e a Paz do Senhor em nosso viver.
Portanto, queremos desejar a todos um Ano Novo cheio de oportunidades e que possamos sempre dizer a Deus e à vida através de nossas atitudes que queremos ser plenamente felizes!  
Que queremos viver cada dia, cada hora e cada minuto em sua plenitude, como se fosse o último.
A todos vocês que prestarão um belíssimo trabalho para Deus em 2011, muito sucesso em tudo que forem realizar!
Joaquim, Luis, Simone, Edina, Vanian, Mara, Edinéia, Pr. Elias, Zeli, Raimunda Brito, Dalva Sena, Odaires José, José Matias, Rita, Evarista, Cleudvânia, Samantha, Kelvis, Cinthia, Luanda, Carmem, Hugo, Teresinha, Francisca, Sheila, Madalena e Lívia.
Sejam muitíssimo abençoados e que sejam recompensados pelo autor da vida e do universo!!

Vocês são muito especiais para Deus e para nós!

Ações inovadoras para o crescimento da EBD!!!


Visando o crescimento da EBD a direção propôs às todas as classes uma competição saudável. A classe que vencer em presença ganhará uma homenagem surpresa no final de cada trimestre. Para isso foi confeccionado um mural com o nome das classes, os meses e os domingos, o qual uma estrela será colocada a cada domingo na classe vencedora. As classes estão muito empolgadas e os professores se esforçando para que a sua classe seja a melhor.

A primeira Escola Dominical do ano de 2011 teve uma programação especial!!!

Apresentação da nova equipe, boas vindas e apresentações de mensagens, hinos e reflexões alusivas a importância da EBD na vida das pessoas que delas participam foi o tema central deste evento.
Novas matrículas foram feitas e outras renovadas. Neste mês de janeiro as matrículas continuam.
As perspectivas para o novo ano é de muito crescimento, uma vez que a direção da EBD tem se preocupado muito com isso. Algumas mudanças estão sendo propostas a fim de dinamizar as aulas.
Os professores tem se mostrado otimista e animados!
Que DEUS continue abençoado todos os envolvidos para que a sua obra aqui na terra cresça em número e em qualidade de vida material e principalmente espiritual.










O tema central das Líções Bíblicas desse primeiro trimestre: "Atos dos Apóstolos", um assunto de estrema relavância para o nosso aprimoramento espeiritual. O prefácio das obras Lucas-Atos é um monumento literário cravado no coração dos evangelhos, nada a dever em estilo, exatidão e beleza aos imortais escritos helênicos, afirma o comentarista da revista. O autor é Esdras Costa Bentho, teólogo, pedagogo, chefe do Setor de Bíblias da CPAD e autor das obras Hermenêntica Fácil e Descomplicada e a Família no Antigo  Testamento: História e Sociologia.

EQUIPE DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 2011

           Pr. Presidente: Elias Fernandes de Lima


           Superintendente: Joaquim da Cunha Pacheco
                              Alberto Dionísio Araújo Neto
                              Emerson Rosa da Silva

Secretárias: Vanian Alencar Pacheco
                      Mara Dalila Rodrigues Soares Sousa

Tesoureiras: Madalena Gomes de Sousa
                      Lívia Ferreira Coelho

Coordenadoras Pedagógicas: Simone Alencar Rodrigues Pacheco
                                                      Edina Martins Santana

           Coordenador do Campo: José Matias Pires  
                                                                      
Lanche: Mara Dalila Rodrigues Soares Sousa

CLASSES

1ª Classe: (Crianças - 2 a 5 anos) Pequeninos Amados de Jesus: Cleudivânia, Rita e Evarista
2ª Classe: (Crianças - 6 a 10 anos) Amiguinhos de Jesus: Francisca e Sheila
3ª Classe: (Adolescentes - 11 a 15 anos) Radicais de Cristo: Carmem, Hugo e Teresinha.
4ª Classe: (Jovens) Força Jovem: Samantha, Kelvis, Cinthia e Luanda.
5ª Classe: (Senhoras) Heroínas da Fé: Raimunda Brito e Dalva Sena
6ª Classe: (Senhores) Vencedores por Cristo: Odaíres José, Aluízio Alves e José Matias
          7ª Classe: (Professores) Mensageiros do Mestre: Classe AdministratIva


Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!
                                                                            (Salmos 133:1)